A ESSENCIA DO TURISMO

São varias as definições para o que seja turismo, pois são muitas as concepções, entretanto, segundo a OMT – Organização Mundial do Turismo podemos afirmar que são:”atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negocios e outros.”

Alguns escritores informam que a primeira movimentação turística de massa aconteceu no Império Romano, pois existia em Roma uma concepção de viagens para as elites, cujo objetivo era o prazer e adquirir cultura. Tinham à época uma infra-estrutura que permitia viagens de até 200 Km a partir de Roma em direção a Riviera Italiana.

No Brasil como já falamos alhures à história da hotelaria se confunde com a do turismo que começou no século XVIII, mais precisamente no Rio de Janeiro e a seguir em São Paulo. Inicialmente surgiram as estalagens que foram à origem da hotelaria brasileira. Posteriormente vieram os grandes hotéis, já recebendo um grande número de turistas estrangeiros. De outro vértice podemos falar em turismo organizado a partir da criação da EMBRATUR, que ocorreu no ano de 1966, através do decreto-lei n.º 55, de 18 de novembro, que “Define a política nacional de turismo, cria o Conselho Nacional de Turismo e a Empresa Brasileira de Turismo – EMBRATUR”.

Ao longo dos últimos cinqüenta anos muito o turismo cresceu e se transformou no que hoje a OMT afirma tratar-se do setor que ocupa o quarto lugar em receita gerada, ficando atrás apenas da exportação de combustíveis, produtos químicos e artigos automotivos. Interessante ao falarmos em números é saber que, segundo a OMT, no ano de 2007 foram geradas receitas a nível mundial de 856 bilhões de dólares, números que representam um crescimento na ordem 5,6% com relação ao ano de 2006, que registraram 742 bilhões de dólares. Ainda por informação da OMT os países da Europa em conjunto são os que mais arrecadaram com o turismo internacional, no entanto individualmente o maior arrecadador continua sendo os Estados Unidos, com 110,1 bilhões de dólares no ano de 2008, seguido pela Espanha com 61,6 bilhões, França 55,6 bilhões, Itália 45,7 bilhões, China 40,8 bilhões, Alemanha 40 bilhões, Reino Unido 36 bilhões, Austrália 21,8 bilhões, Turquia 22 bilhões e finalmente a Áustria com 21,8 bilhões que formam os 10 países que receberam as maiores receitas vindas do turismo mundial. Como ilustração vale dizer que a Alemanha é o país emissor com maiores despesas em turismo Internacional. Como vemos nossos números no turismo são modestíssimos quando comparados com os números internacionais.

Segundo dados do Ministério do Turismo tivemos o seguinte desempenho na aviação civil: Desembarque de passageiros no Brasil, em vôos internacionais, durante todo o ano de 2009: 6.482.949; Desembarque de passageiros em vôos domésticos, durante todo o ano de 2009: 55.856.928.

Conforme dados do Banco Central do Brasil o turismo (US$ 5,785 bilhões) traz mais divisas para o país do que a exportação de automóveis (US$ 4,916 bilhões) e café em grão (4,131 bilhões).

Os números internacionais do turismo apontam para a França como o país que recebe o maior contingente de turistas estrangeiros, alcançando 79,3 milhões de turistas, seguida pelos Estados Unidos com 58 milhões, Espanha 57,3 milhões, China 53 milhões e Itália 42,7 milhões, formando os cinco mais expressivos.

Como podemos observar a essência do turismo esta na origem da necessidade de as pessoas deixarem seus lares com destinos que poderão ser de lazer, cultural, negócios e tantos outros.

 

Estanislau Emilio Bresolin

Presidente da FHORESC e 2º vice da CNTur