Organização Sindical

Estanislau Emilio Bresolin –           Presidente da Fhoresc

O sindicalismo visto por dentro, na sua origem, na sua formação, a importância que representa, as forças de sua base e a união de uma categoria econômica, classe trabalhista ou profissional liberal. Você que é empresário da classe de hospedagem, alimentação preparada e bebidas a varejo já pensou nisso?

O Sindicato para ser representativo deve contar, em sua base, com a associação espontânea de todos os empresários, da micro à grande empresa, pois no contexto todos têm a mesma importância.

As medidas econômicas afetam o pequeno e o grande empresário, bem como a política salarial, as variações de mercado, os juros bancários, as tarifas dos serviços públicos, enfim, todas as medidas de ordem governamental ou natural.

A organização sindical brasileira se apresenta em três graus: Sindicato, Federação e Confederação. Os Sindicatos são formados pelas empresas, trabalhadores e profissionais liberais, assim temos entidades patronais, de empregados e de profissionais liberais.

As Federações são formadas pelos Sindicatos e também são entidades patronais, de empregados e de profissionais liberais. As Confederações são formadas pelas Federações e da mesma forma são patronais, de trabalhadores e de profissionais liberais.

Como se vê, a origem está na formação do Sindicato, que só é forte se contar com a adesão total das bases, pois uma Federação só é forte se composta por Sindicatos fortes, representativos. As bases são as nossas empresas, da menor à maior, e é aqui que estamos lhe fazendo este chamamento. Precisamos do seu engajamento no Sindicato, não só para contribuir, mas sim para participar, viver o dia-a-dia da vida sindical e comparecer em reuniões e assembléias.

É muito comum ouvir alguém falar que o Sindicato não faz nada, mas esta expressão é a mais pura demonstração da falta de participação. É só participando, sugerindo, demonstrando os problemas, propondo sugestões que conseguiremos as vitórias, as soluções e as realizações que demandam de uma classe.

Nós somos o Sindicato e só realizaremos alguma coisa com a nossa união e participação. Por isso, se o Sindicato nada faz é porque nós todos, integrantes de uma categoria, nada estamos fazendo.

Um dirigente sindical nada mais é que um representante nosso, normalmente abnegado, que sacrifica seus afazeres particulares em detrimento de ideais. Nenhum dirigente sindical gosta de ver seu Sindicato vazio, sem reivindicações, sem participação e até mesmo sem críticas, desde que construtivas.

A classe empresarial é a que menos participa dos movimentos sindicais. É normalmente a mais ausente, a menos ciente de sua própria força. Uma pequena lanchonete ou barzinho, sozinho, provavelmente muito pouco vai conseguir, mas a união de todos dentro do Sindicato, certamente fará aparecer as vitórias, que exige muito trabalho, dedicação e perseverança.

O que estamos tentando fazer é um verdadeiro chamado a todos os integrantes da categoria de hospedagem, alimentação preparada e bebidas a varejo. Procurem o seu Sindicato, filiem-se a ele, participem. Tragam idéias e façam o seu Sindicato forte.

As entidades classistas são frutos da necessidade de vivermos em união, irmanados na força que podemos representar quando estamos imbuídos de idéias comuns e interesses iguais.

A classe de hospedagem, alimentação preparada e bebidas a varejo forma uma categoria, justamente pelos ideais comuns e interesses iguais e da necessidade que temos da resolução de nossos objetivos.