TEMPORADA ENCURTADA

Habituamo-nos a utilizar o termo temporada para representar o movimento de turistas num período, que ao longo dos anos vem sofrendo alterações em função das mudanças de comportamento das pessoas. Em passado recente nossa temporada começava no inicio de janeiro, seguindo forte até o final de fevereiro, sendo que na semana santa tínhamos o chamado último suspiro.
É certo que o carnaval sempre balizou o movimento de fevereiro, se ele ocorria no final do mês ajudava e muito, entretanto, se ocorresse mais cedo diminua o fluxo.    Ultimamente o Réveillon foi se tornando a vedete da temporada e hoje pontifica como a maior taxa de ocupação. O mês de fevereiro além de sofrer com a mudança na data do carnaval tem se tornado um mês com taxas cada vez menores de movimento e as razões são de toda ordem, pelo inicio das aulas, mês mais chuvoso e também pela concentração dos períodos de férias de trabalhadores e empresários que ocorrem no mês de janeiro.
A temporada que vivenciamos em 2008 nos mostrou esse quadro muito claro, com o carnaval nos primeiros dias de fevereiro que sem dúvida encurtou a temporada turística, pois as pessoas deixaram de viajar nas duas semanas antecedentes esperando para viajar no carnaval. Seria errado querer imaginar que os turistas fossem fazer duas viagens assim tão próximas, então não é demais dizer que o carnaval deste ano diminuiu inclusive a taxa de ocupação do mês de janeiro.
Outros fatores também contribuíram para que o último mês de janeiro não apresentasse a ocupação que imaginávamos, como por exemplo, as chuvas esparsas e tempo nublado na segunda e terceira semana e a forte chuva no final do mês, interditando as BR’s, com a propagação de imagens que desestimulavam qualquer viagem para o nosso destino.
Por estas razões podemos dizer que experimentamos a menor temporada de turismo que tenho conhecimento e quero crer nunca aconteceu outra igual em Florianópolis e mesmo no Estado.
Ao longo da baixa temporada tivemos movimento inferior ao dos anos anteriores e isso devemos também ao fato de que este ano a maioria dos feriados coincidiu com o domingo e logicamente não aconteceram os conhecidos feriadões que normalmente fazem com que as pessoas viagem mais e logicamente aumentem a taxa de ocupação hoteleira e a movimentação de pessoas na cidade, pois o turismo envolve mais de 50 atividades.
A próxima temporada é uma incógnita, não temos ainda indicadores precisos para balizar uma idéia do que acontecerá. Entretanto a subida do dólar que tem acontecido ultimamente é um alento para termos mais hospedes oriundos do cone sul, assim como, deve desestimular viagens de Brasileiros para o exterior, proporcionando uma rotatividade maior de turistas no próprio pais.
O setor de hospedagem e alimentação preparada investe constantemente para poder oferecer um produto sempre atualizado e cada vez mais capacitado profissionalmente.
A FHORESC em parceria com o FUNTURISMO e a Secretaria de Turismo Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina esta desenvolvendo o projeto Qualificação e Melhoria no Atendimento para Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares que tem por objetivo proporcionar à clientela alvo, crescimento pessoal e profissional mediante a qualificação de mão-de-obra para a melhoria da qualidade de serviços do segmento de hospedagem, alimentação preparada e bebidas no varejo.
Os cursos oferecidos são: Excelência no Atendimento para Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares; A Busca pela Excelência no Atendimento; Barman; Drinks e Canapés; Garçom; Recepção de Hotel; Administração de Hospedagem para Hotéis e Pousadas; Serviços de Camareira e Governança Hoteleira. Serão aproximadamente 460 horas aulas envolvendo em torno de 500 participantes. Nesta primeira etapa o maior contingente será de Florianópolis, mas teremos cursos também em Blumenau e Chapecó.
Já para o próximo ano a idéia é oferecer os mesmos cursos em Florianópolis, Balneário Camboriu, Blumenau, Chapecó, Concórdia, Itajaí, Joinville, Lages e Tubarão cidades sedes dos Sindicatos de Hotéis Restaurantes Bares e similares no Estado de Santa Catarina.

Estanislau Emilio Bresolin
Presidente da FHORESC
2º Vice Presidente da CNTur e Advogado