TURISMO DO FUTURO

TURISMO DO FUTURO

O turismo de nosso tempo ganhou uma importância que transcende as hostes do chamado “trade turístico” que são as entidades que se envolvem diretamente com esta atividade. Hoje se fala em atores do turismo que são aqueles segmentos que buscam formatar e incentivar suas aspirações, cuidando dos seus envolvimentos e com certeza devem mudar os negócios e decisões que envolvem o turismo.

Extraio do informativo da CNTur o seguinte trecho que analisa o futuro do turismo: ” Turismo pressupõe, para seu desenvolvimento, atitudes e ações de intersetorialidade, portanto, de ação obrigatoriamente conjunta e integrada do próprio governo e do setor privado. A CNTur tem como missão principal unir os empresários do setor, em busca do continuo desenvolvimento do turismo sustentável, respeitando-se as raízes culturais brasileiras e o seu patrimônio histórico e artístico, acreditando no turismo como um grande vetor de crescimento econômico e social, gerador de emprego e renda para a população. A CNTur está convicta de que a iniciativa privada será, cada vez mais responsável pelo crescimento da cadeia produtiva do turismo, englobando, entre suas atividades, esforços conjuntos com o poder público, na promoção e na modernização estrutural dos destinos turísticos. Hoje, há que se pensar além da crise. Há um redesenho da economia e os eixos de influência mundial, que poderá alterar profundamente a decisão de investimentos no futuro”.

A atividade econômica do turismo passou da sua fase amadora, não se pode mais pensar o turismo como mera viagem de lazer, pois o turismo cresceu e em qualquer local que seja um destino turístico vamos observar mais de 50 (cinqüenta) atividades econômicas envolvidas.

Existe uma preocupação constante com a qualificação dos trabalhadores, a FHORESC tem um programa de Qualificação e Melhoria no Atendimento para Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares em desenvolvimento e nos últimos dois anos ofereceu diversos cursos neste segmento.

A CNTur identifica cinco macro vertentes orientadoras do trabalho, que entre outras serão apoiadas e fomentadas que são as seguintes: – RECURSOS HUMANOS, criando um corpo técnico para capacitação profissional e empresarial, com formação continuada, gerando aperfeiçoamento e reciclagem; – SUSTENTABILIDADE para criar a cultura de preservação dos Aspectos Sociais, Ambientais e Culturais, fomentando roteiros ecoturísticos, bem como apoiando projetos que contenham programas de reciclagem e de uso de tecnologias verdes aplicadas à hotelaria e restaurantes; – MACRO PROGRAMAS que contenham criatividade, segmentação, roteirização, acessibilidade que contemplem programas de ampliação e correção de acessibilidade aos produtos turísticos, tanto na malha aéreaquanto na malha rodoviária; – CULTURA no aspecto de valorização cultural com incentivo a ações de preservação do patrimônio cultural e histórico, com interesse nos saberes e fazeres, roteiros culturais e temáticos devem ser observados com apoio, assim como a gastronomia regional que precisa e deve ser incentivada, sem esquecer das produções culturais associadas ao turismo; – TECNOLOGIA com foco na internet como ferramenta de vendas, de comunicação, redução de custos e agilidade, priorizando a modernização, incluindo a educação com cursos a distancia, pensando também na chamada tecnologia verde, que busca a reciclagem, a eficiência energética e o uso consciente da água; – OUTRAS ESFERAS DE AÇÃO que constem de informações sobre roteiros e programas turísticos, atuação no âmbito da legislação de interesse direto do turismo, apoiando a promoção institucional dos destinos indutores de todas as regiões.

Teremos pela frente dois mega eventos que certamente envolverão grandes investimentos e que desenvolverão o turismo com a necessidade de escolhermos caminhos que façam do nosso produto turístico uma marca forte para o resto do mundo que são a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Estanislau Emilio Bresolin

Presidente da FHORESC e 2º vice da CNTur