Férias no setor turístico

As férias são consideradas pelo Direito do Trabalho obrigatórias. Todos os trabalhadores têm direito a tirar férias. No entanto, na prática nem todos são beneficiados. Na maioria dos casos, apenas os profissionais regularmente registrados desfrutam de dias de descanso. Muitas pessoas atuam em setores que dependem do seu trabalho justamente para atender aos profissionais que estão de férias, como acontece no setor turístico. Não há dúvidas que um período de descanso remotiva as pessoas, tornando-as mais produtivas.
Entretanto, atualmente virou moda se estressar no período de férias ao invés de relaxar. Principalmente para quem opta por viajar de avião. O caos nos aeroportos já virou uma piada, total desrespeito com os usuários do transporte aéreo. Até a Ministra do Turismo, Marta Suplicy, brincou com a paciência da população ao referir-se ao problema no setor aéreo brasileiro.
Muitas pessoas que custam a tirar férias, quando têm um momento para descansar perdem tempo nos aeroportos, esperando horas e até dias para chegar ao local de destino.
Os profissionais liberais, por exemplo, mal têm férias. Só recebem remuneração quando vão trabalhar e se adoecem ou até mesmo param para descansar ficam sem o próprio sustento. O mesmo acontece com os pequenos empresários que precisam trabalhar arduamente para garantir o bom andamento dos negócios.
Conheci o dono de um pequeno hotel que trabalhava o dia inteiro e à noite armava uma cama atrás do balcão da recepção e ali dormia para atender e abrir a porta para os hóspedes retardatários. Tirar férias nem pensar, pois não tinha recursos para pagar um porteiro.
As férias para os profissionais que atuam no setor hoteleiro são raras. Os hotéis precisam funcionar 24 horas em todos os dias do ano. Ou seja, sábados, domingos, feriados, festas de final de ano, carnaval, e por aí vai.  Um hoteleiro que almeja sucesso no seu empreendimento precisa ter em mente que a porta do hotel nunca deve ser fechada.
Num vôo para Fortaleza conheci um cidadão que foi para a Suíça cursar hotelaria e na volta não teve a menor dificuldade de conseguir emprego em um grande hotel do Rio de Janeiro. Apesar da carreira promissora, com o tempo ficou infeliz. O motivo? Não tinha tempo para desfrutar das belezas da cidade maravilhosa, onde morava. Quem trabalha neste setor raramente tem folga. Por isso, o rapaz resolveu tornar-se executivo de um grande banco em Fortaleza, com direito a férias e feriados.
Os pequenos empresários da hotelaria são verdadeiros trabalhadores e enquanto os hóspedes desfrutam do seu estabelecimento trabalham sem pensar em férias ou feriados. Mas o importante é gostar do que fazem para fazer bem feito, mesmo sem as tão merecidas férias…

Estanislau Emilio Bresolin – Presidente da FHORESC – Advogado