Séculos de Restaurante

A apaixonante história do surgimento e da evolução dos restaurantes remonta ao século XII, a partir  dos estábulos existente ao longo das estradas, onde os viajantes passavam para tratar os seus cavalos e  se alimentavam, pois ali serviam também vinho e refeições simples.

No século XIII surgem as tavernas e os cabarés, sendo que as tavernas  vendiam comidas e bebidas e os cabarés apenas bebidas. Há registros da existência nesse século de cerca de 90 tavernas em Paris, berço das mesmas.

Já no século XIV as tavernas e cabarés tornaram-se sinônimos e  aparecem a formação das primeiras corparações profissionais, como açougueiros, padeiros e outros. Os Traiteurs que seriam os rotisseiros surgiram antes dos Restauranteurs.
Considerados restaurantes eram aqueles estabelecimentos que faziam os legítimos consommés, isso já no século XVIII.

Servindo peças de carneiro com molhos brancos nasce o primeiro restaurante em  Paris na Rue  de Poulies, cujo criador é Boulanger no ano de 1765.
Em 1795, os restaurantes proliferam no Palais Royal e imediações com destaque para os Irmãos Very que ofereciam uma grande variedade de opções para cada serviço.

No século XIX tem-se notícia da Fundação das primeiras instituições de ensino na área de restaurantes.

Foi também nesse século que destacaram-se personalidades na atividade como Brillat Savarin, Antoine Careme e Auguste Escoffier, que foram criadores das normas padrões de funcionamento que  difundiram-se pelo mundo afora.
Finalmente no século XX podemos falar em melhoria dos padrões higiênicos e sanitários, estabelecimento das grandes universidades, segmentação do mercado e ainda o surgimento das grandes redes de restaurantes.
Agora estamos  a espera de transformações ou criações que farão a marca deste século XXI.


Estanislau Emílio Bresolin
Presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes,
Bares e Similares do Estado de Santa Catarina